quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A incrível blogosfera.

Se tem uma coisa que realmente me fascina, depois de literatura, é internet. Antigamente minha vida cibernética era medíocremente limitada ao orkut e ao messenger. Hoje, sem orkut, e bem menos encanada com o msn, eu me considero ainda mais viciada nesse mundo "high tec".
Há seis meses entrei na blogosfera. Falando assim até parece que é uma coisa superséria e tals. E pra mim, de fato, é.
O prazer que sinto ao ver pessoas lendo e gostando de coisas que eu escrevo é incomensurável mas posso garantir que gosto ainda mais de encontrar pessoas que escrevem coisas que realmente me atraem. Nos últimos dias tenho passado incontáveis horas com uma mão no queixo e a outra no mouse, lendo arquivos desde o ano de 2004 de um blog que me conquistou completamente.

Mas como nem tudo são flores, passeando por diversos blogs já vi de tudo e um pouco mais... Cara, tem coisa que me tira do sério.

Meu, todo mundo tem algum talento na vida, seja ele dançar, cantar, jogar ping-pong, fazer crochê, ponto-cruz, escrever, plantar bananeira, enfim, pra alguma coisa você tem que servir. Talento é talento e não existe nenhuma pessoa totalmente (in)útil. O que me dá raiva, não só aqui, mas em todos os lugares, é ver pessoas insistindo em fazer coisas que NÃO SABEM fazer. Meu, escrever é coisa séria, cada macaco no seu galho, né?
Às vezes, nem as pessoas extremamente ligadas ao mundo da arte escrevem bem, como é o caso (me segura, eu vou falar) da Carolina Dieckman, que, apesar de excelente atriz, não escreve nada! CARA, narrando, ela consegue fazer a incrível vida de pop star global parecer uma merda.
Ser letrado é necessário, mas escrever também não é somente saber formar sentenças gramaticalmente corretas, se a pessoa não tiver talento, pode escrever mais certo que o Pasquale que ninguém vai se interessar por ler.
Ontem, lendo o TDUD? que pra mim era o melhor blog hospedado no blogspot (só não é mais porque agora ganhou domínio uol e virou site), vejo centenas de zoações sobre esse assunto, como (com toda razão) disseram ontem a respeito das sub-celebridades que se põe a escrever:

"Você vê a gente lutando vale-tudo? Esse povo acha que só porque tem computador em casa pode sair escrevendo. Se a gente tivesse um tatame em casa a gente DORMIA nele, que é o que a gente sabe fazer. Não vamos sair LUTANDO, então não venha ESCREVENDO."

Pois é, um ponto é esse. E o mais curioso, é que geralmente esses blogueiros inocentes e desavisados do fato de que não tem talento pra escrever, são sempre os mesmos que fazem comentários inúteis nos blogs alheios, tipos:

"Blog legal, vou te linkar. Visita o meu aí."
"Concordo com você. Voltarei sempre! meu link é tal."
"Mandou bem. Acabei de atualizar meu blog, passa lá."

Meu, tá na cara que essas pessoas não leram nada do que você escreveu e, se leram, não tiveram capacidade nem pra interpretar, quem dirá para formar uma opinião sobre o assunto. Sinceramente já pensei em tirar a opção de comentários do meu blog porque me aparece tanta pataquada que dá até medo, mas tipos, não faço isso porque também tem aqueles comentários que são um verdadeiro presente e que compensam o infortúnio.

A verdade? 70% dos comentadores assíduos são pessoas querendo retribuição em comentários.
Gente, pelamor, quer receber recadinho "Oi, você é legal, beijomeliga"? Crie um perfil no orkut e bora mandar scrap.
Blog é lugar de gente que gosta (e sabe) ler e escrever, e não de pessoas querendo trocar cumprimentos e figurinhas.

Bom, é verdade que tenho sido uma comentadora ausente, quase não comento em blog nenhum porque não é toda hora que você quer expor sua opinião, criar uma argumentação e tudo mais. Eu garanto que leio mais de 20 blogs diariamente e que comento em 2 ou 3. Não é que eu não goste dos demais, eu simplesmente só comento quando percebo que meu comentário será útil. Não acho necessário ser mais uma a dizer: "hahaha, que legal, concordo com você".

Às vezes, eu vou comentar o blog de alguém e vejo que já falaram aquilo que eu tinha em mente, então, fecho a janela e nem comento. Não que eu ache errado comentar algo repetido mas é que eu perco o tesão quando minha idéia já foi exposta, pensamento meu, enfim.

O que tenho percebido é que depois que parei de responder a todos os comentários que recebo, mais da metade dos meus comentadores assíduos sumiram! Oi, vem cá: Você gosta mesmo do que eu escrevo ou comenta só pra retribuir a visita? Porque, sinceramente, se pra você for alguma obrigação ler o que eu escrevo, se achar meus textos muito longos (e, geralmente são)dessa função tá dispensado, amor, vai ler gibi-da-Mônica, Capricho, revistinha de piadas ou os blogs de que você realmente gosta porque eu não tenho problema nenhum em ver um, dois ou zero comentários nos meus posts. Se eu gostasse mesmo de popularidade, sairia divulgando, comentando em todos os blogs e nem estaria sendo tão sincera quanto agora por medo de espantar meus leitores. Inclusive, além desse, eu tenho mais dois outros blogs onde eu escrevo e que nunca mencionei aqui. É o seguinte: se eu gostei do seu blog, independente de você visitar o meu ou não, eu vou voltar e comentarei se eu tiver alguma coisa válida pra dizer. O que me irrita é ver 564854102 comentários e só 2 ou 3 serem realmente relevantes.

Não, esse não é um post dizendo: "Ué, cadê meus comentadores?", muito pelo contrário, eu tô escrevendo justamente para pedir que, se você não achar legal ler o que eu escrevo, simplesmente não se sinta na obrigação de ler e comentar e não ache que porque você comenta meu blog, eu vou, necessariamente, comentar o seu, ou, se você nunca mais aparecer, eu vou parar de te visitar, porque, francamente, comigo as coisas não funcionam por aí.
Pra falar a verdade meus blogs preferidos são aqueles nos quais eu nunca comentei e de que cujo os donos nem sabem que eu existo.
Há vários estilos de blog e eu reconheço o talento das pessoas mesmo se o estilo delas não forem o mesmo que o meu. Exemplo: A Dama de Cinzas e a Mary West são blogueiras que escrevem sobre temas polêmicos de modo excelente. A Narradora, a Mariana e a Janete, escrevem com uma sensibilidade absurda, a Nathália, a Raquel, a Ciça, entre tantas outras, sabem escrever com a naturalidade de quem está conversando, o Gabriel e o Eddie me divertem super. Tudo isso me encanta, mesmo que eu não seja polêmica, sensível, natural ou engraçada como eles.
Eu leio tudo mas comento raramente porque, para mim, o que importa é o prazer de ler e escrever e não os confetes e serpentinas da popularidade medíocre de uma estrela blogger. E por falar nisso, "Momento *money, success, fame, gamour*": ontem fui convidada a dar uma entrevista, juntamente com o Gabriel para uma revista da nossa cidade falando sobre os nossos blogs e tals. Sinceramente, nunca pensei tanto nos "prós e contras" da divulgação desse blog, porque não será nada agradável se meus queridos progenitores resolverem ser também meus leitores. hahahaha! Enfim, a entrevista rolou, que Deus me proteja!

Esse post foi mais um desabafo do que qualquer outra coisa.
Desculpe o tom de revolta. Agora pode rir gente! hahaha.
Beijos a todos.

14 comentários:

Cris Medeiros disse...

eheheh! Sua linha de raciocínio é muito parecida com a minha... Tb percebo que muita gente acha que escrever é amontoar palavras...

Leio alguns blogs novos por dia e é raro encontrar um que dê tesão em acompanhar.

Quanto aos comentários, infelizmente já me revoltei bastante com eles, com os que caçam comentários, com os que só comentam se vc comentar o deles e assim por diante. Parece mais um troca-troca do que o prazer realmente de ler o texto...

Hoje em dia eu fiquei como vc. Leio trocentos blogs e acabo comentando 2, porque só comento hoje em dia se quiser realmente deixar algo, caso contrário, nem me importo que a pessoa pense que não estou mais visitando... rs

E pra finalizar, obrigada pela referência. Bom saber que gosta do meu blog, a sua opinião pra mim importa, porque és uma cabeça realmente pensante... Bjs

CiNDeReLa CoMpUlSiVa disse...

nossa...
depois desse desabafo fiquei até com medo de comentar... *sério*

não sei se concordo com você 100% eu faço parte da galera que NÃO sabe escrever, não consigo escrever NADA que prenda as pessoas e tudo que eu escrevo soa incoerente, sei que é um saco ler esse tipo de coisa, maaasss sou a favor de escrever o que pensa independente de fazer sentido ou não, de estar correto ou não.

mas independente do que vc escreve ou não continuarei visitando aki, ok?


BJUXXXXX

Ciça. disse...

É, também detesto essas pessoas: 'Oi, texto legal. Vou te linkar.' Esse vou te linkar é um 'me link'. Tsc.
Direto passo pelos blogs mas nao comento. Não é uma obrigaçao..


:*

Robson Schneider disse...

Não sei...gosto de trocar informações com quem acho inteligente, mas as vezes temo comentar exatamente por causa dessa impressão...leio e frequento alguns blogs, mas só me atrevo a comentar quando o que leio me traduz...Não o contrário. talvez seja egosimo, mas se for...foi.
tenho um amiga que sofre, por que seus amigos (inclusive eu)telefonam pouco pra ela...dia desses não resisti e falei:
- Pow! se te dá prazer ligar para as pessoas, curta esse prazer, permita-se curti-lo sem cobrar que todo mundo sinta igual...
Bj

Robson Schneider disse...

Sabe que essa sua ultima frase me fez pensar muito... "se meus queridos progenitores resolverem ser também meus leitores." no meu caso nem tanto os progenitores ...hehehehe caraca!

.a nega do neguinho. disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

->"hahaha, que legal, concordo com você"

Não resisti!rsrsr

Ler exige disciplina e interpretar o que os outros escrevem, requer paciência, mas escrever e fazer com que todos gostem...
aaaí tem que ter talento!

Fiquei espantada certa vez que o numero de comentários no meu blog foram quase 40, nooosssa mãe do céu..pra mim foi um espanto total pq eu SINCERAMENTE não acho que tenha talento pra escrever, mas escrevo pq gosto!

Mas qdo fui analisar dos 40 comentários que tinha...30 eram só de
"caracaa mô legal isso aew!"
"aparece no meu blog..amei aki"

NA hora me veio a reposta na cabeça, estão fazendo meu blog de orkut! Só pode mio Dios!

Mas qr saber, nem ligo muito...eu mesma passo tanto aki, mas nem sempre escrevo algo...mas vai entender o que se passa por esses blogueiros/ops orkuteiros...

cada um no seu quadrado né?


Xêro..


ps: Caracaaa amei aki!
hauauhauhhauauhuahua
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Biel, o Bardo disse...

-esse não é um comentário-
acho que colocando assim poderá passar pelo seu crivo sem eu ter que me preocupar! hehehehehe...
brincadeira!!
mas é isso mesmo... por sorte não fico recebendo comentários assim no blog. Tem post que nem comentário tem, a não ser o seu, do Eddie e do Mr. Mas pra mim tá ótimo! Enquanto eu puder escrever, nada me segura!
E sim, acho válida essa forma de protestar utilizando seu blog - afinal ele é seu e você coloca o que bem entender! kkkk
Já to pensando em lançar uma campanha hein! ABAIXO O COMMENT INÚTIL!! hehehehe

outro.

Nathália E. disse...

Super concordo com você.
Atualizei o blog... Passa lá.

.
.
.

Hahahaha! Brincadeira, amorzinho.
Sério, você digitou tudo que venho sentido há séculos!
Pô, dá uma vontade louca de atirar na cabeça do indivíduo que comenta qualquer bobagem.
Gente, eu não imploro pra que ninguém comente. Dá sua opinião quem quer...

Legal ter 5.000 comentários. Mas seria perfeito se todos eles fossem construtivos.
Porque, sinceramente, prefiro ter 1 ou 2 comentários do que 2948902489024802 opiniões inúteis.

Bjomeligaemechamaprabeber!

@eddiepomini disse...

Ufa.
Na hora que eu vi o tamanho do post eu pensei, aí meu DEUS ela ta nervosa.
Rararararara.
Mas, eu li tudinho e concordo em n°, genero e grau. Eu mesmo já pensei em desistir de ter um blog varias vezes, mas quando eu penso que lá é um dos unicos lugares que tenho pra falar sobre o que eu gosto (ou não), continuo escrevendo.
Vc mesma sabe que tenho dois ou três leitores só, mas assim como pra vc isso hoje em dia já não me faz diferença, é por pura satisfação mesmo.
Tô ansioso (não sei escrever essa palavra, tá certa?)pra ver a entrevista!!!
Obrigado pela dica da cafeína.

Beijo.

Anônimo disse...

Olha, eu visito diaramente os blogs que eu gosto, mas não são todos que eu deixo comentário, talvez por não ter o que comentar ou por alguma idéia já ter sido exposta.
Eu adoro ler blogs, gosto muito mais que comentá-los, mas não sei te dizer a razão disso, talvez pelo fato de gostar de ler e saber o que as outras pessoas estão pensando, acho essa troca válida, muito mais que um comentário.

Beijos

Monique Frebell disse...

Eu escrevo porque preciso disso, é minha terapia, sabe!? Sou meio introspectiva, exteriorizo meus sentimentos através de textos, não sou muito boa em comunicação verbal.

Sempre escrevo primeiro para mim, algo que me toque, que me comova, e se o que escrevo faz algum sentido pra mim, não me importo que não faça para alguma outra pessoa, fez diferença na minha vida em algum momento e é isso que me motiva a cada dia mais escrever.

Não escrevo também para que comentem, comentários não são combustível para minha inspiração. Minha inspiração vem de dentro e não de fora, entende?!

Concordo com vc!

Bjão!

Bill Falcão disse...

Lauriiiinhaaaaaaaaaaa!!!! Apareceu por aqui algum "anônimo", igual lá no blog da Nathália?? Que revolta, garota!
Mas, muita coisa que você disse aqui é assim mesmo. A gente percebe logo quem leu e quem não leu o post.
Sabe uma coisa que eu nunca entendi? Por que os que NÃO são blogueiros NUNCA comentam? Já pensou nisso?
Quando comentam, o fazem de maneira anônima, só pra ofender, porque discordam daquela opinião e querem fuzilar o blogueiro.
Mas, realmente, isso me intriga sempre. Os que não têm blogs também podem comentar, não é?

Todos nós temos nossos blogs favoritos e vamos até eles quase que automaticamente. Como temos muita coisa em comum, acho natural deixar registrada nossa passagem ali. No meu caso, como não gosto de ofender, evito comentar quando discordo e acho que minha opinião não vai ajudar em nada.
Outras vezes, esqueço mesmo de passar em todos os blogs linkados, por falta de tempo. Tem blogueiro que escreve todo dia, e acho difícil acompanhar esse ritmo.
Prefiro postar uma ou duas vezes por semana, justamente pra ter tempo de visitar os blogs que me atraem. Mas, como são muitos, nem sempre posso acompanhar.
Uma boa tática é NÃO ler os comentários dos outros, antes de deixar nossa opinião. Isso evita que a gente fique pensando que vai ser repetitivo. Depois de publicar, pode ler os comments. Se tiver algum parecido com o meu, não vejo problema nenhum. Mas, não ler antes ajuda, creio.

Agora, lembra daquele caso que te contei um dia, sobre como conheci Clarice? Pois, bem: o cara que me mandou na casa dela, pra pegar o conto, faz aniversário no próximo dia 8. Fiz um post sobre ele. Creio que você vai gostar de ler.
E isso NÃO é uma propaganda do meu blog!
Saiba que pensei em você enquanto escrevia: "Laurinha vai gostar de conhecer o cara que queria um conto de Clarice na revista'Senhor'"!
Então, o convite tá feito.
E................ NÃO PRECISA COMENTAR!
Hahahahahahaha!!!!!
Bjooooooooooooooooooooo!!!!!!!

Mariana disse...

Eu penso bem parecido com você, mas nao me incomodo tanto com os comentários "oi, blog legal, me linka!".

Acho que tanto no mundo dos blogs quanto em QUALQUER lugar que existe gente se comportando, vão existir os destoantes, os fora de contexto e os insistentes...

Então, se eu for me irritar com cada um deles com mta intensidade é capaz de passar a vida me irritanto.

(você acreditou nisso??) hahahaha Mentira!! Eu me irrito a beça.. mas tento nao me irritar tanto..

ahh.. mais uma coisinha: fiquei supresa com a lembrança do meu blog aqui!! Sério mesmo.. surpresa e feliz! E nesse mundo louco de blog, essas coisas, compensam muito. Muito mais que comentários...

beijos!!!

Alessandra Castro disse...

Hihihihi polêmica eu? Aceito com muito carinho o termo querida e tb estás add no orkut okay? Beijoss. ;)