sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ah, o amor...

Amor: Substantivo simples, de gênero masculino e abstrato.

Essa é a única definição que consigo dar, acho complicada essa classificação. Sinto que hoje em dia as pessoas tem confundido muito amor e paixão. Eu mesma já confundi, várias vezes. A paixão é que nos move, é ela que nos impulsiona, até mesmo a dizer que amamos, o que nem sempre é verdade. Temos tendência a dizer que amamos, uns com mais facilidade, outros com menas, mas a verdade é que essa banalização do amor não passa de pura carência.
Quem tem medo de ficar sozinho?
Eu, particularmente, vejo o amor como um sentimento muito fraterno, como um dom supremo, como uma entrega, sem espera de reciprocidade. O resto, a obsessão, o ciúme, a vontade excessiva de ter ou possuir outra pessoa a qualquer preço, isso tudo é o que chamamos de paixão. E confesso que sou muito mais passional do que qualquer outra coisa, sou intensa demais, capaz de gostar de alguém e oscilar entre a idéia de matar a pessoa ou morrer pela mesma. Isso acontece com tudo, com meus pais, amigos, amores. Sou assim, óh! (sem pânico einh pessoal)
Acho o amor muito gratúito e, sinceramente, não sei se gosto de amar.
Uma ilustração pra tudo isso? Ah, deixemos que Clarice fale:


"Ah, meu amor, não tenhas medo da carência: ela é o nosso destino maior. O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre, falta apenas o golpe da graça, que se chama paixão."

Clarice Lispector in A paixão segundo GH

31 comentários:

@eddiepomini disse...

Segundo um estudo inglês (mais indie que isso, impossivel). O amor só vem com um ano de relacionamento estavel.
E na igreja uma vez ouvi que paixão significava sofrimento, e realmente é como me sinto, só não se é verdade.
Ok, depois combinaremos, e que história é essa de revista?
Ahhh e meu post era pra ser contraditório e engraçado, tem toda a história da sátira do oscar num blog onde só tem dois leitores assiduos, além disso tem toda a parte do segundamente e o agredecimento a vc por último e uma frase clichê pra explicar e tal...
Entendeu?

Mariana disse...

Eu amo muito, amo familias, amigos e meu parceiro.

Aprendi a amar depois d um tempo.

sou muito passional tbm, pra falar a verdade eu era mais passional, hoje em dia eu sou mais fraterna.

Eu amo e sou apaixonada pela minha profissão.. pensei nisso agora porq nem soh de corpos o amor se aproxima...

beijos

O Profeta disse...

Esta terra molda os sonhos
É feita de barro frio e duro
Amassado por rudes mãos
Ao compasso de coração puro


Bom fim de semana


Mágico beijo

Ciça. disse...

Eu mesma nem sei se já amei alguém que não fossem meus amigos e meus pais... Acho que até hoje só estive apaixonda... Sei lá..

:*

@eddiepomini disse...

Ta ficando bem a sua carinha fazer esse tipo de coisa...
Ficou sabendo da Marilia Pera que ganhou um prêmio e não foi, e ainda fez um comentário super critico a tal premiação.
E olha que ela faz niver no mesmo dia que eu e quem faz esse tipo de coisa é vc!
Rararararararara

Até breve.

Zih disse...

Sabe as vezes eu tenho medo de amar...
O amor é lindo...eu amo. E me sinto bem assim...ja sofri muito,o amor significa sofrer?
Não sei ainda é por isso que as vzs tenho medo...



Não tem nada melhor do que amar e ser amado...


Lindo poema de Clarice!

Bjos!

Cris Medeiros disse...

Não só agora não, desde sempre amor e paixão foram confundidos, ou melhor, nomeia-se de amor o que é paixão e paixão é fugaz, tem prazo de validade! É intensa, maravilhosa de se sentir, mas cheia de sentimentos ruins atrelados, como ciúme e posse!

Confesso que ultimamente sou mais dada ao amor! Paixão já tive demais e me detonaram demais, estou aberta, mas prefiro o amor, calmo e doce!

beijos

Nathália E. disse...

Amor vem com o tempo, paixão é instantâneo. Tipo tesão, sabe?
Amor a 1ª vista é lenda, pelo menos pra mim. Sempre é bom mais algumas olhadas...
Mas paixão a 1ª vista? O tempo todo! Hahaha

O que me deixa revoltada é que ultimamente, quase todo mundo diz "eu te amo" pra quem quiser ouvir. Cara, amor é MUITO mais do que isso. Muito mais do que ir com a cara da pessoa. Amor é ser capaz de doar o rim sem nem pestanejar. Ora essa! Hunf!

Beijo!

@eddiepomini disse...

A música está lá já!
Olha eu, agora não paro de rimar...
Espero que goste!
Beijo.

Narradora disse...

Nalaura,
Paixão e amor: difícil definir, escolher...
Eu gosto do conselho do Vinícius: "Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador."
Se é assim, te desejo "muito peito"...rs
Bjs

Raquel disse...

O dicionário define paixão de “amor ardente” até “alucinação”. Imagine só “estou estive apaixonada, o médico me receitou alguns remédios”.
Eu sei perfeitamente… Eu ia dizer que eu perfeitamente a diferença amor vs. paixão. Mas, soaria muito prepotente, visto que eu não sei de absolutamente nada. O meu pai adora ficar falando sobre que a verdade não é absoluta.

Então, talvez, a minha definição de perfeita x amor não se encaixe pra você. Blábláblá. E eu não quero definir um e outro, porque eu não sei. Porque amor é aquela coisa que você não pode ver e nem pegar, só sentir. Estou perdendo a linha de raciocínio.

O dicionário define as coisas de uma forma absolutamente ridícula. Nunca gostei dele. Só gostei quando eu tinha sete anos e descobrir que "defenestrar" é o ato de você atirar algo ou alguém pela janela ou varanda. O dicionário diz que amor é apenas afeição.
Afeição? Mas… Só?

Pois o que eu ia dizer é que eu sei perfeitamente, na minha concepção de amor e de paixão e de perfeição, a diferença entre os dois. Mas é que eu gosto de misturar tudo, todos os sentimentos que habitam o meu ser, porque fica tudo mais divertido, mais intenso, sei lá… Adoro intensidades. Ui, ui, ui! Por isso gosto tanto das paixões, porque é “tipo tesão” (gente, como é que a Nathália conseguiu relacionar essas coisas?). E, poxa, o que eu ia dizer é que amor a primeira vista chama-se tesão platônico a primeira vista. Só.

Pois é, as paixões são coisas super intensas, mas, comigo, normalmente, momentâneas demais.
Amor já é uma coisinha mais bonitinha, pra sempre. Sabe quando você fica na janela, com a mãozinha na bochecha dizendo só “Anh… Ainnn!”, então, meu amor… Ok, não é só isso, não é toda a pessoa que tem uma 'afeição' ao ser amado que fica numa janela fazendo sons inaudíveis.
Fica meio contraditório dizer "amei alguém". Então você não amou e ponto. Não, você pode até ter amado e o amou acabou e… Acho que não inventaram um termo adequado para isso. Amor é pra sempre, né?

Então, eu gosto de misturar os dois porque aí fica um amor super intenso, "tipo tesão".


Acho que você não entendeu meia dúzia de palavras que eu disse, mas… É isso.
Hahahaha.

Beijo.

Anônimo disse...

O amor e a paixão estão sempre em eterna confusão. Às vezes sou movida muito pela paixão, o deixar-se levar, sem se preocupar com o depois (sempre o depois é o complicado), querendo viver aquele momento.

Amor mesmo? Sinto pela minha família, acho que família é uma boa base de amor.
Sinto pelos livros também, atrelado pelo meu curso, sinto amor pelas coisas que me fazem feliz, mas realmente feliz. Muitas vezes confundi por paixão o que sinto pelo meu namorado, mas com o tempo vi que estava errada, é amor, só não sei se vai durar para sempre.

Gosto muito da tua visão, dos teus textos, gosto de vir aqui.

beijos

Larissa Bury disse...

me sentia a um tempo atrás justamente como você falou...
mas tinha motivo...um relacionamento que tinha acabado de findar. não sei se o mesmo aconteceu com você! mas normalmente ficamos mais sensíveis a pensar desse jeito quando passamos por situações do tipo! mas hoje, particularmente...sinto falta de um alguém para amar e não para me apaixonar...
:*

Amanda Oliveira disse...

Enfim, amor é algo difícil de explicar. E eu sou uma pessoa extremamente confusa quando se trata disso. Tenho muito medo de me aproximar das pessoas, tem horas que me pergunto se sou louca, mas acho que não. Sou de pensar 1.000000000000... de vezes antes de fazer qualquer coisa! De uns tempos pra cá, estou deixando a vida me levar... quem sabe assim acho alguem legal pra mim! Beijos!

.a nega do neguinho. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.a nega do neguinho. disse...

Amor a gnt conquista, almeja e adiquiri se tiver com paciência.
a paixão é maravilhosa, mas acaba se findando a medida que não é alimentada!

dos dois?...fico com o amor!
e Clarice que o diga:
"Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós."
e é tããããão chegar a sentir isso!


--(suspiros).Ah o amor!---
bjs

Teresa disse...

pra mim o amor continua indefinível.
mas uma coisa que sei é diferenciá-lo da paixão hehehe

=*

Alessandra Castro disse...

Acho q todo o amor tem um Q de loucura sim, quando amamos tememos a perda e por isso a intensidade faz parte. ;)

Heduardo Kiesse disse...

Ja tinha lido muitas definições amorosas ou simplesmente do amor, gostei da tua! De facto amar exige um esforço muitas vezes maior que nós!

Beijo amiga!

Paradoxos

Bill Falcão disse...

A paixão, na minha modesta opinião, Laurinha, é aquela coisa da "primeira vista", sacumé?
Um deslumbre, uma surpresa. Pode, em raros (e bota raros nisso!) casos, virar amor. Mas, amor demora e a gente nem nota quando ele já está entre nós. Surge, sem avisar.

E por falar em avisar, a senhorita ja´conhece minha nova repórter?
Bjooooooooooo!!!!!!!

...VERONICA disse...

amiga..faz outro post!
p\ eu comentar
nao quero comentar sobre o amor! Me recuso!

muah=*

Anônimo disse...

Oi Ana, adorei o seu blog, tbm sou uma admiradora da Clarice Lispector, esse trecho é realmente lindo..., seu blog já está nos meus favoritos:)

bjus

@eddiepomini disse...

As vezes eu acho que viago demais nessas coisas...
Mas aquela ficou engraçada mesmo.
Depois vc tem que me contar sobre os top's da festa!
Mas combinaremos de fazer alguma coisa, ok?
E pode ficar tranquila, as músicas soam pra mim com muito humor, pois são essas que eu e uma amiga adorava dublar de um jeito nada deprê.
Nem fui ao Sesi prefiri ficar em casa com a mamãe e decansar. Amanhã dobro e preciso de forças.

Outro pra vc também.

Júnior Creed disse...

talvez esteja a graça do sentimento nisso tudo: ele é confuso, complexo e delicioso de sentir. mas uma delícia agridoce. acredito que o amor é um olhar sensato, mas verdadeiramente esquizofrênico, quem ama é meio louco, mas quem não ama é louco completo.

Biel, o Bardo disse...

benzinho... logo voltarei à minha compulsividade habitual!

outro.

Lucas disse...

Acho que a paixão é aquele fogo que queima tudo, e o amor é aquela brasa que sobra de tudo isso, aquela que mantém tudo aquecido, quentinho, sem nunca queimar.

Ciça. disse...

É a verdadeira 'Grande Família', tem que ver quando juntam os outros. aeuhaeuheauhae.


:*

Janete Andrade disse...

UUUIII, ana vc é capaz de matar? oO'
HOHO, confesso q tive apenas uma paixão na vida! o resto? bem, o resto foram todos amores, amores marcantes, grandes amores, amores platônicos... enfim, amo, amo demais. =$
as pessoas têm confundido amor com paixão, e como vc mesma disse a obcessão, o ciúme é o q chamamos de paixão. amor não, amor é benéfico. (:
mas tbm sinceramente não acredito q amor dure pra sempre, amor tbm acaba. ;/

=***

Tanmires Morais disse...

substantivo abstrato :S

deve ser por isso que é tão difícil de se definir, de se conquistar verdadeiramente.

medo de ficar só, pra mim é o pior que existe, estar numa multidão e se sentir sem ninguém.

enfim, é isso...

bjo =*

...VERONICA disse...

^..pessoa "perdida sem vc"
..
aff
Kd outros "posts"?

Bom, como eddie disse que sou legal e farei sucesso sempre. Não preciso mais da minah terapeuta pra pôr meu ego em dia!..kkkk

*
Muah=*

Beatrix disse...

Gostei daqui.. ^^

gostei dos teus textos.. ^^

O amor relamente ébem complexo de se definir..eu mesma ainda não conseguir achar uma definição que se adeque a forma com que eu o sinto.. =S

Bjokas.