terça-feira, 13 de maio de 2008

"Eu não confio, eu sofro, eu passo mal"

Bem dizia Cazuza nesta frase célebre que utilizo já há algum tempo como lema.
Fico me indagando sempre: Por que eu sou tão neurótica e desconfiada? ... Tá certo que sempre tive tendências psicóticas e distúrbios mentais-comportamentais (mais ou menos exagero), mas não é mesmo normal que uma pessoa desconfie de todos a todo tempo.
Desde criança tenho esses surtos de neurose e, às vezes (always?), acho que todo mundo está me enganando e mentindo pra mim.
O pior é que, infelizmente, eu tenho um senso investigativo do caralhomba e acabo descobrindo coisas que me fazem, cada vez mais, continuar desconfiando de tudo e de todos.
Isso me faz sofrer porque sou daquele tipo de louca pessoa que procura câmeras escondidas no próprio quarto, que toma atitudes propositais só pra confirmar suspeitas, que acredita que as pessoas falam tudo intencionalmente, que desconfia de uma simples expressão facial dos outros, que quando fala mal de alguém andando na rua, depois fica preocupada pensando se as pessoas que estavam passando ao redor conheciam a vítima, que relembra as falas alheias ruminando tudo e pensando em todos os significados implícitos e tal. Se recebo algum telefonema sem ID já surto e acho que serei a próxima vítima de algum Serial Killer (mentira).
Eu sou do tipo de pessoa que não admite o acaso, para mim, tudo é proposital.
O fato é que, pra piorar tudo, eu quase sempre confirmo minhas suspeitas, claro que tem aquelas absurdas como a câmera escondida e o Serial Killer, mas quando se trata de mentiras e falsidade, sou especialista. Só pela maneira com que a pessoa se expressa, o rítmo da fala, a voz firme ou fraca, baixa ou alta, como ela gesticula, os pontos em que ela olha enquanto fala, ou até as palavras que ela usa, me dão certeza absoluta de que ela está mentindo.
Coitado de quem convive comigo... Isso acontece com uma colega de trabalho. Cara, ela mente o tempo todo. Eu fico p* com ela e não consigo ser receptiva e nem consigo olhar pra cara dela enquanto ela está falando alguma coisa. É horrível! E tenho plena consciência de que, mesmo que ela mude algum dia, sempre será vítima da minha desconfiança e, mesmo que se mostrar convincente, eu não vou me interessar nunca por absolutamente nada do que ela disser.
Claro que eu não apenas desconfio e acuso. Uma vez desconfiado, todas as vezes investigado. É o meu lema.
O meu maior problema é quando descubro esse tipo de coisa de pessoas muito próximas, como tem acontecido com a minha mãe. Eu a conheço muito bem pra saber quando ela não está agindo naturalmente. Ela muda de voz, os gestos ficam diferentes e até a postura dela se altera, mas o que mais me impressiona é que ninguém percebe nada! Ninguém!!!
Eu não sei se isso é um dom de Deus ou do capeta, mas eu capto as intenções das pessoas no ar. Se eu quisesse, citaria uma lista interminável de vezes que descobri coisas que pros outros seriam inimagináveis. Dan e David que o digam né gente! hahaha
Tem gente que me chama de louca (o que não é 100% mentira), outros dizem que sou esperta, mas isso nem sempre é vantajoso. Tem horas em que eu desejo ser a pessoa mais inocente e despercebida do universo, mas eu tenho a infeliz mania de desconfiar.
Acho que funciona assim: Eu desconfio de tudo, fato. Em função disso, vivo observando e analisando as pessoas e, como todo mundo tem naturalmente seus mistérios, eu acabo sempre percebendo alguma coisa. Acho que minha curiosidade é o 7º encosto que carrego e ela me dá um entusiasmo enorme, me fazendo ter grande empenho na investigação. Uma vez investigado, sempre algo é encontrado. Mesmo que não seja aquilo de que primeiramente se suspeita, sempre acaba-se descobrindo outras coisas, iguais ou mais interessantes.
Mas ainda tem o fato de que isso não é só coisa da minha personalidade. O universo inteiro conspira pra que eu seja assim, porque as informações sempre chegam até mim de bandeja. Domingo, por exemplo, eu jantando tranqüilamente com meus primos e meu irmão num estabelecimento onde não havia quase ninguém quando ***plaft***, encontro o namorado de uma prima (que detesto por sinal) a traindo. Meu, tem tanta gente na família e justo eu, que destesto ela, tenho que ver o namorado a traindo? Impressionante! hahaha.... (tá bom, dessa eu gostei)
E essa não é a primeira, segunda nem terceira vez que acontece uma coisa dessas comigo. Eu posso estar deitada no sofá da sala lixando as unhas e esquecida do mundo, que sempre fico sabendo das coisas. E isso é tão corriqueiro que todos que convivem comigo admiram tal ocorrência.

Sinceramente acho que morrerei assim, sendo vítima das minhas descobertas, porque se tem uma pessoa que sofre com tudo isso, essa pessoa sou eu.
Ultimamente tenho tido vários problemas de relacionamento, inclusive com a minha própria mãe, o que me tem feito sofrer muito. Além de eu ser desse jeito, tenho uma dificuldade enorme pra perdoar, sem contar que recuperar a minha confiança é uma tarefa árdua. Às vezes, concordo com aquela teoria: "o que os olhos não vêem, o coração não sente", apesar de que eu faria uma adaptação assim: "do que a mente não desconfia, o coração não sofre"... bem mais adequado!

"Você vai me enganar sempre
Que eu me descuidar
Você vai me enganar sempre
Com inocência no olhar
Jeito de ovelha mansa
Pra não me preocupar
Fetiches dando ataques de ciúmes, perfumes
Pra levantar moral
Eu não confio, eu sofro, eu passo mal
É o teu jeito de amar"
.
Na verdade, é o meu jeito!

33 comentários:

Unknown disse...

Laurinha.
Essa prima é a que eu estou pensando?!
Se for eu fiquei contente com a sua descoberta!
Adoro!
Bjos*
Naty

Ana Laura disse...

Exatamente Naty! hahahahaha...


Beeijo.

Anônimo disse...

Oi Ana Laura!!
Desconfiar, a desconfiança gera desconfiança. Eu tenho umas paranóias, e como a curiosidade é uma das minhas piores inimigas, sempre vou fuçar atrás de certa coisa, acabo não encontrando aquela certa coisa, mas descubro algo que não gostaria.
Agora, se as coisas chegam assim de lambuja, não adianta correr, é melhor ficar sentada e ver que atitude tomar.
Desconfiar sempre, não deve fazer bem, é bom relaxar de vem em quando.
Beijos

Anônimo disse...

Guria, não consigo gostar de Dom Casmurro, eu ainda não terminei, já estou nos últimos capítulos, quero terminá-lo para ter uma opinião mais formada. Mas, a narrativa, o jeito que Machado escreveu não me tocou, ao contrário de Memórias Póstumas de Brás Cubas, que foi o melhor livro dele, em minha opinião.
Gosto de vir aqui, por isso às visitas freqüentes, gosto do jeito em que tu abordas os assuntos.
Sabe, observando tu tem um jeito mesmo de Bentinho, sempre desconfiado de tudo. =D
Uma curiosidade, tu tem 21 anos? Nossa! Pelas fotos não representa. Outra curiosidade: qual é o teu Estado? (não repara, eu sou curiosa, e sempre pergunto as coisas ;P)

beijos!

Anônimo disse...

Pensei que tivesse menos, tipo uns 19 anos. Claro que isso é bom, quando tu tiveres 40, vão te dar 35 :P
Vou terminar de ler sim, assim poderemos discutir sobre tal.


Beijos “Nalaura” (como tu escreveu por aí)

Ciça. disse...

Eu tenho o problema de pensar demais, já falei sobre isso. Sempre que alguém toma alguma atitude eu fico pensando, pensando, e arrumando mil e um significados ocultos pra pessoa ter feito aquilo. Mas o fato de perdoar, eu perdoo sempre, esqueço rapidinho das coisas... Oq às vezes é ruim, pois a pessoa faz a meeesma coisa depois. \¬¬


:*

Narradora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiani disse...

Menina! eu tenho uma brutal mania de perseguição, que nem com reza brava desaparece. E depois q a namorada do meu ex começou a me seguir... piorou tudo!!!

Mas dá nada... pelo menos cuido bem por onde ando. E Você ao menos não se deixa enganar tão fácil.
Para tudo há um lado bom.
:)

Narradora disse...

Nalaura,
Eu sou meio "passada", não sou muito de desconfiar.
Quando precisar de uma detetive ninja chamo você..rs
Bjs

Tanmires Morais disse...

apesar de difícil (e eu sei disso pq também sou desconfiada), às vezes é bom dá um voto de confiança às pessoas...
e por maior que seja esse seu senso investigativo, mesmo descobrindo coisas que não goste, todo mundo tem defeitos...

=*

Zih disse...

Não é nenhuma surpresa que todo mundo tem seu lado detetive,mais por incrivel que pareça eu não sou assim.
As vzs vou com a cara no chão confiando em alguem...e nunca aprendo a lição,sempre confio em todo mundo.
Em uma hora de converso ja contei minha vida toda...
Incrivel mais naum consigo ser diferente...
As vzs eu percebo que a pessoa está mentindo tbm,e sou muito dificil de perdoar uma traição,mentira ou algo do gênero.
Como disse nossa amiga aii de cima...
Se eu prescisar de uma detetive...
Vou te chamar viu! rsrs



BJOS!

...VERONICA disse...

amiga...
Shakespeare já dizia que as pessoas que mais amamos ,um dia, irião nos decepcionar e teriamos que perdoa-las por isso.

***********
se te faz tão mal , não confiar. Melhor não confiar , p\ depois evitar mal entendido.
*******
só não se assuste se as pessoas também não acreditarem em você!
*******
Depois desse momento
tenho que dar palpites sobre seus primos...kk Amiga! como assim? Eles não te reconheceram pelas fotos???
Amiga!! tenho medo deles!..kk

--
Muah =*

Cris Medeiros disse...

O que vc chama de paranóia pode ser simplesmente um feeling para sacar o que está escondido, disfarçado, dissimulado... Confesso que tenho muito disso tb, só não fico neurótica achando que tudo por ser algo terrível... ahahah

Eu acho essa sua capacidade muito útil, pode ter certeza disso!

Beijos

Zih disse...

Realmente confiar em alguem é muito dificl,confio para que as pessoas possam confiar em mim tbm...
Famoso extinto "confio desconfiando"


P.S:Sinto-me muito suspeita para falar sobre isso só tu sabe o qto né?
Ta bom pode bater na mimnha cara vai!!!!


uashuas Bjos!

Raquel disse...

Sabe que, nem tenho problemas com os outros. Sei lá, tenho a capacidade de confiar em todo mundo.
Acho que se você for me analisar, digo, essas coisas pessoalmente, provavelmente ficará louca. Haha, mudo meu jeito de gesticular, de falar (maneira de falar), de me portar, postura, mudo letra, mudo o jeito que como, eu estou em constante mutação.

Tenho uma facilidade enorme pra perdoar, acho que é resquício dos valores cristãos que eu aprendi na infância. Acho legal perdoar todo mundo e atravessar velhinhos na rua.

Olha, se você me pedir pra contar todos os meus podres, coisa que ninguém, veja bem, NINGUÉM sabe, eu conto. Nunca me pediram pra eu contar os podres assim, na lata. Mas se pedirem, neguinho, fo-deu. Porque eu já fui muito, mas muito filha da puta mesmo. Mas, ó, nem liga não. Atualmente, sou um anjo.

E, essas características pessoais que a gente tem, tipo a sua de ser uma desconfiada-detetive, a gente não sabe, sinceramente, se é dom ou maldição.

Beijo.

@eddiepomini disse...

Eu já sou inocente demais.
Vc mesma sabe, acredito no que me dizem, sou bobo e facilmente enganado.
Mas também admito que tenho que começar a mudar. As vezes bem embaixo do meu nariz e eu no mundo da lua.
E pra concluir só uma pergunta:
Confia em si mesma?

Um beijo.

Bill Falcão disse...

Já eu acho que tudo é por acaso, Laurinha! Exceto uma coisa ou outra, como o episódio aí da tua priminha, que também pode ter sido por acaso, sabe como é, né? Tua prima já é chata, o cara tá de saco cheio, vê uma figura assim, digamos, mais simpática e...
Mas, todos os bons detetives da história pensam assim como você. Veja Sherlock Holmes, Dick Tracy, Nero Wolf, Hercule Poirot, inspetor Clouseau, Mickey...
Bjooooooooooossssssssss!!!!

Junkie Careta disse...

Ei moça, assim você vai envelhecer cedo!
Não sei... vejo a coisa mais ou menos assim: acho que tudo que você procurar em alguém, você vai achar, talvez esteja aí, o pulo do gato, a mágica.O barato talvez seja amar as pessoas como elas são(não é esse o desafio do amor?) saber que você ama alguém que é capaz de mentir, de trair, de fingir,mas também que é capaz de falar a verdade, de aventurar-se na utopia do amor,de negar-se e por que não, de reconstruir-se, remodelar-se, aniquilar-se, refazer seus conceitos, valores, em nome do mesmo amor.Desconfio sempre dessas amizades, desses amores ideais,me parecem frágeis,às vezes imaturos, infantis até.Acho que o amor verdadeiro é construído,seria aquele capaz de encarar a verdade face a face, ver o outro como ele é( se é que isso é possível...) Essa coisa maniqueísta do 100% bom ou mal, acho utópica e se existir, certamente não é deste plano, ficou para esferas superiores.

Outra coisa, esse spotlight sempre(segundo você) voltado para os outros, se você voltasse ele pra você mesma, encontraria a mesma "pureza", que procura?Acho que aquele pensador hebraico(o Jesus)tem uma parábola interessante sobre isso, a coisa da trave e do argueiro.

Vai ver você também sabe da qualidade daquilo que tem pra oferecer e não abre mão de menos.

E agora me peguei pensando... se você convivesse com Clarice, aceitaria sua amizade?ela era tão controvertida, polêmica,demasiadas vezes chamada de arrogante,fria,intempestiva,intratável,anti-social. Será que seu “desconfiômetro” não rejeitaria ela? Já pensou se tu rejeitasses a Clarice? Acho que depois que tu lesses os livros dela, tu cortarias os pulsos!

Grande abraço

Assim que sou disse...

Tanta gente disse tanta coisa aqui que nem sei se teria algo novo para te dizer. Mas achei teu texto tão pungente, doído, meio paranóico sim, mas também meio superlativo. Sabe aqueles períodos da vida da gente que "achamos" tudo, "sentimos" tudo, como se uma conjunção estelar nos tivesse oferecido a clarividência da observação e do sofrimento. Acho que isso é uma fase. Como em tantas outras nos vemos completamente antolhados. Só não permita que todas essas percepções transformem-se em um ritual obsessivo. Você é muito jovem e muito inteligente para isso.

bjs. Veronica

Tanmires Morais disse...

que bom que gostou do texto, eu sou fã do arnaldo jabor. Tbm adoro clarice... Vi teu blog no 'planos e promessas' da janete e adorei :)

=*

Janete Andrade disse...

meu Deus! oO'
deve ser terrível viver desconfiando, deve ser não é! eu era mto desconfiada qdo era criança, achava q ngm gostava de mim, q eu era adotada, q eu era a ovelha negra da família, essas coisa... graças a Deus não rola mais esse tipo de desconfiança.
em relação as pessoas desconfio de algumas não sou do tipo neurótica, mas têm algumas q eu desconfio com um certo 'limite de desconfiança'.
mas em relação ao telefonema sem ID, relaxa! relaxa pq vc num é a única q pira, minha filha fico doida qdo isso acontece. --'

beijão =*

@eddiepomini disse...

Amor e primeiro lugar só vi que vc me ligou as dez e meia da noite, desculpe-me?
Segundo, se quiser me ligar amanhã na loja pode ficar a vontade, trabalharei de manhã, e hoje 14/05 o dia todo.
Terceiro, qual mensagem? não sei onde ler, me esclareça melhor, please.
Quarto, não sei é a resposta, claro que não te ajudou, mas preciso conversar pessoalmente pra saber se está paranóica!
Quinto, não sei mas acho que sim, acho que pode ser a festa trash que queremos ir. Vamos procurar saber mais a respeito.
E sexto, essa música é aquela que eu te mandei o clipe uma vez, aquele das animações nas camisetas lembra? Eu te disse na época que eu aparecia nele, e vc me disse que já tinha visto umas três vezes e não tinha me visto e achava que era só um plano meu pra colocar música Indie na sua cabeça.

Acho que é só.

Beijo.

\ Linenha.♥ disse...

Oii amiiiiga ;) Qto tempo nãaao?

Lindoo akee .;) passei rapidão aki! da proxima vo paraa e leer seeu post ;)
Beiijiinhos;)

O Profeta disse...

Solta nota de uma flauta
Um retrato preso à mão
Um tambor fora do compasso
Segue o bater de coração


Convido-te a partilhar as emoções
Deixadas pelos ponteiros de um relógio…


Doce beijo

Alessandra Castro disse...

Mermã quanta coisa neste coraçãozinho, por isso q há muito tempo atras eu mandei o meu embora, soh dava trabalho mesmo. Vejo q já és bem tolerante com as pessoas ao seu redor, este é o segredo sabia? Tente sempre ser superior mesmo com os mentirosos como a garota citada ou o namorado da prima, quanto a desconfiar...Hummm naum sei, disso eu acho q naum sofro naum. Sou muito besta! :D

Talita Corrêa disse...

As pessoas ficam com o pé atrás depois de ouvir tantas palavras (mal) ditas no decorrer da vida. Inevitável. O ser-humano é assi.

Bjo.

Talita Corrêa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita Corrêa disse...

As pessoas ficam com o pé atrás depois de ouvir tantas palavras (mal) ditas no decorrer da vida. Inevitável. O ser-humano é assi.

Bjo.

Heduardo Kiesse disse...

todos somos um pouco desconfiados. as vezes é uma forma de defesa amiga que temos que usar!
mas se sentires que é exagero teu vai com calma!

beijão deste amigo


paradoxos

@eddiepomini disse...

Amor estava tudo certo pra ir!
Até encontrei o Matheus na estação e disse a ele que iria.
Mas chegando em casa vi que minha mãe não estava, liguei pra irmã e ela também não sabia.
Ou seja minha mãe sumiu.
E não é uma desculpa igual as suas.
É verdade.
Miou o teatro.
Mas da próxima vez eu irei.
Vou procurar minha mãe agora.

Beijo.

Breno C. disse...

Bom... você já leu Otelo? Dom Casmurro? A próxima vítima? Assassinos? Conspiração? O apanhador no campo de sentio?

Cara, desconfiar é uma merda. Eu não desconfio, geralmente tenho certeza, o que é pior ainda, porque eu posso estar errado. então tomei a postura de viver de ilusão. Que se foda, se o ser humano que trabalha comigo é um mintiroso... ta sacando?


Me amarrei no post...

raai. disse...

eu sou assim, desse jeitinho mesmo e beem, tambéem sofro. Não existe coisa pior que você descobrir uma coisa de alguém, e depoi estar do lado dessa pessoa, eu sinto como se tudo que ela me falasse fosse mentira, e dependendo da pessoa e da mentira eu consigo até sentir nojo :~

.-.

;***

CiNDeReLa CoMpUlSiVa disse...

bem vinda ao meu mundo...háháhá!
acabei de "conhecer" alguem tão neurótica (pelo que os outros dizem) e perceptiva quanto eu (ou seria pior?)
mas isso não é nada demais.. é só o 7º encosto (essa foi ótima) nos dizendo que nesse angu tem caroço (pior que sempre tem), e quando não são os encostos, é simpplemente a sorte de estar no lugar certo na hora certa...