segunda-feira, 19 de maio de 2008

Artes em geral (incluindo a Barroca)

Sexta-feira, eu no sofá, malas prontas, esperando aproximar a hora marcada da excursão para Ouro Preto e, como não estava fazendo nada, resolvi agir. Peguei uma tesoura e... (calma, vocês acham que eu faria o quê?) cortei o cabelo. Sim, tava um tédio ficar esperando sem fazer nada, aí cortei. Fiz franja. Own gente, pessoas de franja ficam com carinha de crianças boazinhas. Um amor...
Mamãe achou tão cute-cute... Pela primeira vez na vida eu faria a linha menina-boazinha-comportada-e-de-franja.
Fui para a faculdade esperando encontrar muitos garotos interessantes do curso de economia, digo, muita gente legal de outros cursos para fazer amizade.
Tô super chateada. Cara, me falaram que Ouro Preto e São Paulo eram a mesma distância daqui da minha cidade, ou seja, 4 horas de viagem. Eu não gosto de ser iludida ou enganada... E não foi uma mentirinha, cara, foi muita maldade. Foram nove intermináveis horas...
Mas daí que fui bem contente ouvindo Mallu Magalhães e cantando baixinho enquanto os meninos faziam um bolão. Como estávamos em dois cursos, Letras e Economia, existiria uma disputa: o curso que conseguisse promover mais contato físico (?) entre as pessoas, ganharia. Tinha uma escala de valores, tipo, ficar com pessoa do mesmo curso valia cinco pontos, ficar com pessoa do outro curso dez pontos e ficar com pessoas de Ouro Preto (incluindo os gringos turistas) valiam quinze pontos. Achei interessante até, mas na minha opinião, os gringos turistas teriam que valer vinte pontos. Poxa, mór dificuldade de comunicação e tal, tinha que valer mais. Mas como eu era uma menina-boazinha-comportada-e-de-franja não tinha nenhuma pretensão de participar da brincadeira. (Rá)
Ouro Preto é uma cidade muito bonitinha. Tudo muito antigo, relíquias por todos os lados, aquelas casinhas de três andares, muito fofas... E as igrejas então, um luxo. Todas muito cheias de ouro e glamour. Mentira, nem é glamour, é que a arte Barroca é dessas carregadas que enche os olhos da gente, adoro.
Eu já estava gostando de tudo e quando soube que em baixo das igrejas haviam cemitérios, nossa, eu amei. Sentia que por trás daquelas enormes portas de madeira existiam os maiores mistérios de todos os tempos. Confesso que fiquei com um pouco de medo de uma estátua de uma freira, sei-lá-qual, com cabelos doados por-não-sei-quem, em mil setecentos e Aleijadinho. Sinistrona...
O triste eram as rampas, cidade de morros, tipo uma favela cultural, sabe? Minhas panturrilhas que o digam...
Daí que, sábado á tarde, fomos despencando por uma ladeira sem rumo, até que encontramos uma fábrica de chocolate com um café-bar muito simpático na frente e entramos. Pedimos capuccino á moda da casa, petit gateau e nos sentamos em frente a janela para admirar a paisagem, mas creio que ninguém olhou para fora daquele estabelecimento. O petit gateau chegou mas só tinhamos olhos para o "gateau" da mesa ao lado (ênfase no "gatô"). Eu nunca que vi um ser tão lindo em toda a minha vida nem pela televisão. Um sucesso. E não é que aconteceu igual nesses filmes de casualidades idiotas e esqueceram uma sacola em cima da mesa?
*Pensa rápido Ana Laura, o que fazer?
-Vai gente, pega uma caneta... Rápido, rápido... Agora escreve aí um bilhete... Anda, vai que ele deve estar voltando... Bê, pega o bilhete, vai lá e coloca dentro da sacola... Corre...
Foi a continha do bilhete ser posto dentro da sacola e alguém aparecer para buscá-la. Detalhe: a sacola era de outra pessoa, um outro moço, que também estava na mesa e que também era "gateau" mas não tão extraordináriamente quanto o primeiro.
Eu, lá ainda satisfeita imaginando a repercursão, pergunto:
- E aí, o qual telefone colocaram no bilhete?
- Telefone? Não, nenhum.
- Nenhum??? Mas colocaram o endereço da pousada, não?
- Não.

Lá se foi nossa chance de fazermos 15 pontos com louvor. Faz mal não, a night nos espera.
Quem vê pensa que eu estava querendo fazer pontos, eu nem queria, mas é que o menino do café-bar era uma coisa ímpar no universo inteiro.

A night lá é super divertida, muitos universitários, turistas, estudantes, gente chique, mas também tem uma parte "fubá", que prefiro não comentar. Claaaaro que lá também tem Martini e eu agradeço a Deus por essa bebida ser facilmente encontrada em todos os lugares. (fã incondicional)
Foi tudo muito bom, e na madrugada, eu já na pousada, escutava uma briga interminável entre as meninas de Letras para ver que iria fazer 10 pontos com um moço lento, daqueles bem mongas, do curso de Economia. Daí aprendi que falar com voz de Mikey pode ser muito sexie também...

Ah, sem contar que fiz várias melhores-amigas-de-infância. Eu, logo eu, a anti-social... Fiquei bem contentinha até, comprei umas coisas legais, entre elas uma boina roxa que, juntamente com minha franja nova, me deu um ar mais infantil ainda.
"Tá na hora, tá na hora, tá na hora de brincar..." hahahaha. Essa foi só pra descontrair!

Bem pessoas, o fato é que o curso de Economia ganhou a disputa e o curso de Letras, fez alguns míseros pontos. Mas se ganhamos ou não, o importante é competir. Quem, eu? Eu competi? Quem foi que fez os pontos? Ah, que bando de gente curiosa... hahahaha


Sorrisos e beijos com ar barroco a todos vocês. (?)

28 comentários:

@eddiepomini disse...

Nossa, deve ter sido muito bom mesmo!
Amor, não sei se tirei fotos, vou ter que olhar no meu celular, acho que filmei sei lá.
Tenho amigos que fariam vários pontos, principalmente com turistas.
Pena que não foram, já se formaram.
Ra ra ra.

Beijo.

Zih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiani disse...

Oba! É sempre bom viajar!
*e eu tbm fiz franjinha estes dias... fiquei bem bonitinha. :)
Bem fofinha e meiga!

rsrsr

Auíri Au disse...

Belo blog,
visitarei sempre....
Barroco, é tão puro como o ouro!!

beijos

Ciça. disse...

Aaaaaah, cê veio aqui em Minas? Tem que conhecer o carnaval de Ouro Preto, apesar de ser muito cheio é bem bacana.
Quanto ao show, se eu soubesse que seria daquele jeito nem teria ido!


:*

Cris Medeiros disse...

Affe! Nunca que iria pra frente do espelho cortar uma franja, sozinha... ahaha... Eu tenho maior cuidado com meu cabelo, pra fazer um corte penso mil vezes... rs

Amei Ouro Preto, foi uma das melhores viagens que fiz na minha vida. E olha que fui quase sem dinheiro, mas foi muito bom!

Beijos

...VERONICA disse...

Amiga! Tu me abandonastes , então fui fazer amizades por ai...rs
*
Amiga olha só minha agenda: Banda Eva na sexta -Sá e Guarabira á 1 da manha- Cachorro gRande as 17 e Victor e Leo as 22!!!
Só perco p\ Renata BAnhara (aquela que sambou todas as escolas de carnaval em SP.Não conhece, joga no google, bemmm..rs)
*
Amiga...
Eddie e Eu apenas dialogamos ois ..
*
Apesar que de Barroco só gostei da parte do ouro.
*
E se eu tivesse nessa competição , você sabe que eu ganharia..kk(convencida ,eu,né?)
*
Muah=*
*
Obs: Tb precisamos conversar..rs
(não! calma! eu não usei meus super poderes,enquanto bebada.)

Mariana disse...

Que delicia de passeio!! Adorei...

Esse furo do 'gateu' foi o maior do mundo!!

o que escreveram no bilhete no fim das contas? hehehe

beijos

Menina Nina disse...

Que aposta!! hahahaha
Ei, vc cortou sua própria franja? Corta a minha??? Não tenho coragem!! hauahuahauahua

.a nega do neguinho. disse...

Puxa, deve ter sido A VIAGEM!
Ouro preto, deve ser uma daqueles cidades de sonho, aquelas que vc fica andando e imaginando os tempos antigos em que aquelas costruções barrocas foram feitas!


mas Rá!
a menina cum cara de boazinha deu ou não deu os pontos pra seu querido curso de economia..rsrsrsrs
aí ficará o dilemaa!
=]


ps:
-me matou de invejaaa viu!
Imaginei aquele filme Código da Vinci, com sua cidade cheia de mistérios...cemitérios..hehehe
( é que eu adoroo suspense!)


big bejo

Janete Andrade disse...

Ouro Preto? sou louca pra conhecer... deve ser uma viagem no tempo! :)

e que brincadeira essa de vcs hein? HAHA xD

ah adoro cortar minha franja, minhas amigas dizem q sou louca pq vivo fazendo isso, mas cuidado hein laura? acidentes às vezes acontecem!, falo isso por ezperiência própria, digamos q certa vez tirei alguns centímetros a mais... ;x

vc conhecia o Eddie por internet e acabaram ficando amigos, mto legal. õ//

=***

Anônimo disse...

Estou afastada da faculdade, e esse teu relato me fez recordar algumas coisas daquele tempo, saudade!!
É tão bom viajar e descobrir novas emoções!!

beijos

Lucas disse...

Eita, viajei na sua viagem.

bj,
Lucas.

Zih disse...

Conserteza foi otima essa viagem!

Tbm cortei franja,eu msm..rs*
fica com cara de menina-boazinha-comportada...hehehe

Alias que furo heim...nem pra colocar o numero de algum telefone para o ser tão lindo e ímpar no universo?


Ah e apesar do bando "fubá" realmente Ouro Preto é d+...


Afinal de contas...Quem fez os pontos heimmm...????

Bjinhos!

Junkie Careta disse...

Fui a ouro preto uma vez,mas a minha excursão não foi tão divertida como a sua, e nem tinha gente tão criativa!Mas a cidade é linda mesmo
Boina roxa, é?

Bill Falcão disse...

Nalauraaaaaaa!!! Cê teve aqui pertin da minha casa! Só que eu tava num retiro a duas horas daqui, fazendo meditação! Entre Lagoa Santa e Jaboticatubas, na chamada Serra do Cipó.
Ouro Preto foi o lugar onde senti mais frio na vida! A gente falava e saia fumaça da boca! Ainda existe isso? Me mandaram beber pra esquentar. Tomei o seu Martini, depois uísque, chope, cana, gin, vodca.. Virei apenas um bêbado...com muuuuiiitoooo frio - bbbrrrrrr!!!!!!
Mas, ver as obras do Aleijadinho de perto... De vez em quando, ainda sonho com aquelas estátuas impressionantes! E aquelas ladeiras intermináveisssss.....
Bjoooooooooooo!!!!!!!

Germano Viana Xavier disse...

Ana, gostei muito do relato.
Um dia ainda quero conhecer as cidades históricas de Minas.

Beijos no coração.

Germano
Aparece lá no Clube!

...VERONICA disse...

amiga..contarei SIM!

*
Ensina a pessoa a escrever COM CERTEZA....pelo amor do tio Aurélio Buarque de HolanDaaaaaaaaaaaaa!

*
Muah=*

Narradora disse...

Nalaura,
Acho bonitinha a cidade...
Engraçado isso de pontos, acho que se fosse contar o trabalho de dspois, ficar com pessoa do mesmo curso devia valer mais (rs).
Bjs

Tacyla disse...

Que coisa mais linda e mais fofa esse blog meu Deus!
Cm vc escreve bem dona moçaa!
Adorei a parte melhores amigas de infancia....franjinhaa!

Foi mto bom conhecer vcs!

Vou passar por aqui smp...fiquei morrendo de vontade criar um blog for me!!

Bjooooo!

Teresa disse...

menina do céu... pára tudo.

tu cortou teu próprio cabelo? aimeuDeussss

kkkk
eu sempre quis ter essa coragem, mas nunca tive. pq se ficasse ruim eu sei que ia desmaiar.

LI - Vocabulary and Grammar disse...

Colegaaaa

Amei o blog

Otima a viagem , ah tbm num acredito q o bilhete fico sem tel e nem o nome tava completo né rsrsrs
mas ta valendo.

Bjoss

Tacyla disse...

afffffff...
minha stylist...preciso de vc!

meu videozinho linduu sumiu!

Tacyla disse...

afffffff...
minha stylist...preciso de vc!

meu videozinho linduu sumiu!

Cin disse...

AH! diz ai vai...quem fez os pontos? fiquei curiosa rs

Bjinhos!

Tacyla disse...

aaaaaaaaaaaaa....
meu blog nao e lindo = o seu....

cm eu façooo donaaa!
me ajuda!

Assim que sou disse...

É isso....você tem alma barroca. Já te disse que acho teu texto muito bom, e denso, e instigante. Talvez não tivesse percebido a dimensão, mas já que você foi à Ouro Preto ficou mais fácil perceber: você é completamente barroca, comovente, grandiloquente,uma contraposição ao racionalismo. E isso não é uma explosão de elogios e sim uma definição muito pessoal de alguém que te vê apenas através das emoções e relatos descritos em palavras. E aproveito aqui também para me fazer solidária ao seu post sobre comentários em blogs. Concordo integralmente. Visito sempre os blogs que gosto, mas só faço comentários quando acho que tenho algo realmente interessante para dizer. Comentar só para fazer presença é empobrecedor.

bjs. Veronica

Unknown disse...

Mallu Magalhães - Tchubaruba

Depois de todo fim de semana
Numa suposta tarde calma de Domingo
No momento, ela veria a lua
Quando eu a vi, ela estava apenas chorando
Embaixo da minha árvore favorita

Eu falei com ela e eu estava tentando
Mostrar a ela o que ela não poderia ver
Atrás das flores, numa luz, ela encontrou o sol
Atrás da tristeza, eu mostrei para ela que a vida é
realmente engraçada

Com alguma essência juntos, nós admiramos os pássaros
Coletamos algumas folhas diferentes
Nós percebemos como o mundo é surpreendente

Se você vier demais, eu direi tchubaruba
Se você está abatido, eu direi tchubaruba
Se você não sabe onde eu estou, eu estarei
tchubarubando
Se você não sabe quem você é,
Você pode tchubada, você pode tchubaduba

Hey, há, ho
Não há razão para passear
Eu seria uma gentil guia
Eu estaria ao seu lado

Yeah, yeah, yeah
Ela estaria apenas comigo
Eu ficaria agradecido,
Eu sentiria, sim, eu realmente sentiria

Se você vier demais, eu direi tchubaruba
Se você está abatido, eu direi tchubaruba
Se você não sabe onde eu estou, eu estarei
tchubarubando
Se você não sabe quem você é,
Você pode tchubada, você pode tchubaduba