terça-feira, 6 de maio de 2008

"Felicidade clandestina"

Diálogo 'supersério' ás 17h20 da tarde:

- Mas Lalinha, você se sente feliz?
- Sim, me sinto. (pausa)... Às vezes.
- Pois então, essa sua felicidade é como miojo.
- Como miojo?
- Sim, estantânea. De apenas 3 minutos.

Tu tu tu tu tu tu tu...........

A ligação caiu, mas a lição ficou... Fiquei pensando no valor dessa minha tal felicidade que criativamente o Eddie exemplificou.
E sabe da maior? Quando cheguei em casa mamãe disse:

-Olha acabei de chegar, não tem comida pronta, se quiser faço um miojo.

E eu, mais do que depressa respondi:

- Ah mãe, valeu mesmo, mas não tô afim.

Hahahahahaha. É isso! Não tô afim.

Abro um parênteses para dizer que tive uma noite de sonhos. Sim, participei de uma mesa de debate sobre "A poética na obra de Clarice Lispector". Gente, essa mulher é linda. Cara, muito mesmo. Se eu tivesse tido oportunidade cortaria ela em cubinhos e comeria os pedaços. (?)
Sim, só pra ver se incorporo algo dela. Não, isso não tem nada a ver com antropofagia, mas eu queria muito, muito um pedaço dela...
Mas sabe de uma coisa? Para terminar o meu raciocínio sobre felicidade, deixo um pedaço dela pra vocês. Não, não é um pedaço de felicidade, é um pedaço de Clarice, que em partes também é uma felicidade. Pelo menos para mim...

"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa
clandestina que era a felicidade.
A felicidade sempre ia ser clandestina para mim."

Clarice Lispector in Felicidade Clandestina.


26 comentários:

@eddiepomini disse...

Amor meu celular acabou a bateria.
Foi mal!
Queria muito ter continuado a conversar, mas o n° do seu serviço também estava nele e não decorei ainda.
Pode me ligar amanhã (hoje) se quiser.
Mas saiba que o que penso é aquilo e continua.
Sua felicidade só depende de vc.
Escolha.
Acreditar na felicidade que criou estando perto e sofrendo pelos cantos.
Ou sofra com a separação e depois seja feliz plenamente, longe.
Estarei sempre pronto a te escutar. Sei que meus conselhos não são os melhores, nem os que vc queria ouvir.
Mas repito, estarei sempre aqui pra te escutar.

Beijo.

...VERONICA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
...VERONICA disse...

Amigaaaaa!
Larga desse ...eu nunca esqueci...Num dá tanta música emo num lugar só! ( E nem adianta pedir p\ abaixar som pq não vou)
*
Beyonce(minha terapeuta) diz: UPGRADE U!!
*
Querrida!(sotaque francÊs) fiquei feliz com o que o Edson disse sobre o miojo! Mto sua cara! Vc paga bem p\ ele acertar tão em cheio assim? Ou são as ligações de madrugada que já o deixou perito em relação à senhorita?.(momento lindsay)
*
Honey!amei a parte! Sem maquiagem!Tinha uma amiga minha que sempre mto arrumada , qd encontrei na rua, não reconheci! Fato: O Olho dela era verde e me aparece preto!(lente de contato , não vale)
*
..estou morrendoo de sonoo..mas tô escrevendo...
*
Amiga Gêmea! te love uuuuu
(sem demagogia)..:)
*

Muah =*


(pessoaaa...(ecoando ainda)
Depois desse fátidico 3 pessoas.Não precisa mais nada
. Eitcha!)

Bill Falcão disse...

A felicidade é mesmo clandestina pra muita gente, Laurinha! O que me lembra meus dois encontros com Clarice, nos meus 17/18 anos. Nas duas visitas, eu ainda não tinha lido nenhum livro dela. Então, rememorando, eu estava no lugar certo, mas na hora errada. Só depois da segunda visita é que percebi que aquela mulher, que raramente sorria e tinha língua presa, escrevia com todos os sorrisos e sons do mundo. Enfim, ainda era cedo para mim.
Bjoooooooooooo!!!!!!!!

Germano Viana Xavier disse...

Ana, minha linda, tudo!, tudo, menos miojo.

Ser feliz é ser eterno e não instante.

E eu também queria comer a Clarice.

Coisa da gente.

Beijos bons...

Germano
Aparece...

Cris Medeiros disse...

ahahah!! Minha felicidade e infelicidade é do tipo miojo, é uma loucura menina, oscilando o tempo todo... rs

Clarice é tudo de bom! É uma das minhas preferidas!

Beijos

Ciça. disse...

Aaamo Cramberries, gostava de Nelly Furtado nessa época, depois que ela virou hiphop num gostei mais não...

Minha felicidade é uma coisa de louco, sou 'de lua' demais...


:*

Nathália E. disse...

Eu sou feliz praticamente o tempo todo. Só que quando a tristeza, ou só a falta de felicidade mesmo, resolve a aparecer, ela gruda em mim por um bom tempo.

Teve uma época em que eu comia miojo todo dia.
Daí tive que ficar 2 anos sem comer pra ver graça nesse troço de novo. :D

Beijo!

Tatiani disse...

Clarice era Diva!!!
Mas da felicidade e miojo... é igual fogos de artificio, rápido, brilha... mas some no ar.

Cara... isso é injusto.
:/

Anônimo disse...

Esse dialogo me fez pensar...será que minha felicidade é igual miojo?
(...)

Beijo! Amo o blog ;*

...VERONICA disse...

pessoa!
A questão dos BSB estarem presentes é a letra da musica _ INCOMPLETE..buááá..e a parte mais triste do mundo - I've tried to go on like I never knew you

*
Mas já estarei mudando o player. Pq nao gosto de rotina!..rs ( acho que vou atacar de Edson Cordeiro)
*
Qt á saida de sexta , tá firme! Acho que vai ser no Buteco!
Sobre a Bezinha , nós não nos encontramos muito , sabe como é ? Ela mora num quarto longe do meu.rs .
brincadeirinha...É que qd chego ela já está no 10º sono!
Mas o que há, no sábado??
*
Em relação ao seu player, continua EMO , só que em lingua inglesa..kkkkkkk(Momento Lindsay)
*
Vou trocar meu player , só pra te inspirar...rsrs
*
Xau, vou p\ escolinha ver meus anjinhos!
*
Muah =*

Dayane Carmona Poeta disse...

eu adoro Clarice Lispector :) escreve divinamente *---*

Felicidade estantânea? hum..
sempre pode-se mudar isso!

Janete Andrade disse...

tem presente pra ti no meu blog. :)

=*

Junkie Careta disse...

"A felicidade é como miojo" entra direto pra galeria das frases mais originais do ano!.Clarice morreria de inveja por não ter pensado nessa
Eu tb comeria clarice em pedaços, e comeria em cubos : Caio, Rimbaud, Neruda, Emily Dickinson. Vou citar só esses para caber ma mesma panela.

Bjo

Anônimo disse...

Minha felicidade é muito intensa, sem contar que ela oscila muito, tudo depende, mas sou feliz.
Olha, eu também comeria Clarice em pedaços, sempre soube de sua essência, mas me interessei por ela mais ainda, vindo aqui, sabia?

beijos

Wev's disse...

pelo menos rola uma felicidade miojo.. e tem gente que é so nas barras de cereais.. e pensa que é feliz!!

Rui Caetano disse...

A felicidade é nossa e temos de a preservar e buscar o seu horizonte.

Anônimo disse...

ser feliz muitas vezes é ter miojo pela frente, ainda bem que não é sempre. e Clarice, é uma felicidade ler sua obra. belo post. abraços.

Salve Jorge disse...

A Clarice
Tantas disse
Que essa tal felicidade
A bem da verdade
Era capaz que preferisse
Alguém que mais se orice
Do que por 3 minutos
Seriam os outros 57, lutos?
Isso eu refuto
Porque felicidade não dá e passa
Assim não teria qualquer graça
Melhor ser condição
Que estado
Mas realmente daria um belo banquete
De difícil digestão
Pra degustar num prado
A citada autora
De tanto arrojo
Muito melhor.. na certa
Que miojo

Zih disse...

Sou feliz a quase todo momento,procuro isso! Sei lá,mais não me sinto bem triste ou ate msm demonstrando isso!
As vzs as pessoas me falam que sou como a lua,que muda constantimente,Se estou triste eu naum consigo esconder...todo mundo percebe...
Procuro sempre minha felicidade,ate em simples coisass,...ou gestos.

Alice Voll disse...

boa metafora essa!
sahsbahubsuhabsha
conheço pouco de clarice,mas um pocuo que e apaixonante,cara!
sou fa de nelson rodrigues!

( comassim tuberculose no fim da vida? )

:*

Amanda Oliveira disse...

Me desculpe, Ana! Mas hoje jantei miojo, rs! Beijos!

.a nega do neguinho. disse...

Caracaaaa..

Miojo II!
minha comida favorita sabe pq?
pq c acaba descubrindo que "miojo" vai bem cum tudo...e qr quiera qr nãão..todos acabam gostando..
aaaaah vá lá ser miojo tem suas vantagens!

(brincadeirinha!)


relaxa...depois tudoo volta ao normal!
bjs

Biel, o Bardo disse...

ai ai... oq faremos nós com essa tal felicidade?
benzinho, felicidade é algo que passa na televisão e as pessoas querem que a gente acredite naquilo e compre... torne parte de nós. mas é difícil conviver com tal sentimento. tanto que a maioria de nós não consegue mantê-lo por muito tempo. já reparou? eu vivo muito bem obrigado (cof cof cof) com minha melancolia e meu estado pseudo-feliz, mas aí qdo me aparece algo diferente (feliz) eu fico todo confuso, me torno previsível e acabo fazendo alguma coisa errada... porque eu não sei lidar com a felicidade e é por não saber lidar que tenho medo quando alguma coisa feliz acontece ou eu sinto que vai acontecer. e felicidade é assim mesmo, um miojinho - passou de 3 minutos já era! a mesma felicidade não fica boa... cozida demais... enfim, uma merda! hehehe...por isso é assim: momentos felizes não podem durar mais do que alguns breves minutos, senão perecem.

sim, acabou virando um post!

outro!!

Biel, o Bardo disse...

e não é que acabei de reler o que escrevi e gostei?
meus devaneios noturnos por vezes rendem algo interessante!! rs

@eddiepomini disse...

Pode esperar mais.
Sempre tem novidades!
Agora a música é em português, e bem mais elaborada, com criticas aos escândalos que abalam o Brasil e o mundo.
Sem tirar o lado cômico.
Só não sei se na hora que mudar pra letra e melodia tera que alterar muito, mas enfim...
Tá ficando boa.
Espere e verá.

Outro.
Vai ter até revelação de uma música cafona que eu adoro.