quarta-feira, 9 de abril de 2008

Medo

A tarde chegou e ela não se sentia bem. Mas sentia. Sentimentos não faltavam para ela naquele dia. Sentia muito...
O que mais precisa acontecer para que ela entenda que não pode evitar o sofrimento? O pior sentimento que pode assolar um coração é o medo. Sim, ela tem medo. Medo de tudo que possa fazê-la sofrer. Talvez seja também por isso que não é muito receptiva com as pessoas. É medo!
Alguns, como a sua mãe e os amigos que a conhecem bem, sempre dizem que ela tem medo de encarar a realidade, e ela sabe que eles estão certos. Desde criança foi assim.
Nunca pedia nada a ninguém, nem ajuda, por medo da negativa. Sempre com medo de que o que ela espera não venha a acontecer. Não olha no espelho em dias que se sente feia, pois não quer saber a resposta dele. Não sobe na balança por medo de que ela responda que de fato tenha engordado. Na maior parte do tempo, seus amores foram platônicos, pois também tinha medo de se envolver realmente. É verdade, ela tem medo do real.
Mas também tem medo do sonho. Há algum tempo atrás teve um sonho muito, muito estranho, que mexeu com a cabeça dela. E era de uma infeliz realidade... Não era um sonho apenas, era muito real. E não era um sonho bom, nem feliz. Ontem ela se deu conta de que era um aviso, estavam-na avisando do que aconteceria de fato. E aconteceu!
Agora não é sonho o que a preocupa, é uma intuição de que algo muito ruim estaria para acontecer. Ela não quer nem pensar, não quer investigar, não quer descobrir, pois tem medo de encarar a realidade. E ela sabe que não suportaria.
Quem souber da verdade, por favor, não diga, pois ela não suportaria!
Ontem chegou a comentar com uma amiga esse prenúncio trágico que sente. Quer que todos saibam que ela preveu. Mas continua com medo, muito medo, mesmo que saiba que nada do que fizer poderá evitar que o destino defina os fatos. Mas ela não acredita em destino, acredita na soberania de Deus e mesmo sabendo que não merece ajuda divina, suplica sempre "Deus, tomara que seja psicose, neurose ou outras coisas características de uma mente insana". Tomara mesmo! Às vezes ela até sente uma pontinha de esperança... Mas na maior parte do tempo, sente como se estivesse no corredor da morte, sabendo exatamente o que a espera. O tempo da espera é que a corrói. Ela tem que esperar consciente até que o seu prenúncio vire realidade.

"Como será? Deus, como será?"

E a resposta de tudo é um grande silêncio...
Mas ela não quer mesmo resposta alguma, o medo da realidade é muito maior.
Não se compara nem de longe a Jesus Cristo, mas pode imaginar como era para Ele saber que iria morrer e também imagina porque Ele disse: "Pai, se for possível, passa de mim esse cálice". Ele também sentiu medo. Ela não é Jesus Cristo, e não está aqui pedindo clemência a Judas. Não culpa ninguém, nem Cristo culpou. E ele não tinha nenhuma culpa mas ela sabe que é a culpada por tudo o que pode acontecer agora.

E também é por esse medo tão grande da realidade que ela escreve se disfarçando atrás de um narrador que na verdade... é ela mesma.

18 comentários:

@eddiepomini disse...

Oi Amor, não vou mudar mais não.
Achei que não precisaria mudar nada, mas quando vi que tem que mudar o formato do blog, e ainda corro o risco de perder tudo, nem rola.
Até pra colocar música precisa mudar nehhh?
Deixa pra lá, acho que ta legal, do jeito que se fez!

E o que é isso?
A profeta dos corações medrozos!
Não sei do que se refere esta vez, mas no minimo deve ser neurose mesmo sua, quer dizer, não sei, mas se te conheço um pouquinho, acho que é!
Se quiser conversar, me dá um tok no celular que te ligo, Ok?
Beijo.

Nathália E. disse...

Parece que fui eu quem escreveu este texto.
Nossa! Que medo!
É... Medo. Sempre ele.

Beijo!

Cris Medeiros disse...

Nossa me deu medo de estar no seu lugar, parece algo terrível! Espero que não seja tão feio assim, ou que não aconteça ou que Deus te ajude!

Bjs

Mariana disse...

Eu acho que o medo está vinculado com o extremo desconhecido ou seu oposto, extremo conhecido.

Medos, todos temos. Sempre.

Beijocas!

Anônimo disse...

O medo nos faz sentir tão distante, mas também serve para superar.

Muito legal o teu blog, convido para visitar o meu:

Aquelas Estórias
http://aquelasestorias.blogspot.com/

beijos =*

Junkie Careta disse...

Adorei o tom Edgar Allan Poe do texto, foi a sua confissão mais corajosa.Assumir que o narrador pode ser o personagem, além de pós-moderno, é corajoso.Gostei muito do tom cristão feito de forma original, sem parecer ter aquela culpa católica.Se de fato for autobiográfico(o poeta é um fingidor...), esquenta não, faz uma prece que ajuda a ver melhor e alivia a alma.

Escrevi um borrão novo lá no Spleen rosa chumbo. Menos spleen que os anteriores e mais "Bukowskiano"(que é o nome que algumas pessoas dão quando querem atenuar o tom mais érotico de seus escritos...)

Me daria muita honra se você pudesse apreciar em algum tempo livre seu.

Grande abraço

Biel, o Bardo disse...

sim... estou te linkando!!

outro pra vc!

Cin disse...

Eu já senti algo parecido, um pressentimento ruim e amendrotador, mas nada de mal aconteceu e percebi que era viagem minha.
Tomara que aconteça o mesmo com vc.
Bjinhos!

Narradora disse...

Nalaura,
"... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente." Clarice.

Alguns dos meus medos não resistiram à luz do dia; outros, se tornaram realidade, mas menos assustadores quando expostos ao sol; uns, são o que são e não há muito o que fazer.
A boa notícia é que a gente não é de vidro.
Dá um sinal.
Bjs

Teresa disse...

A vida é tão complicada, né?

=*

Gustavo Martins disse...

Cara, achamos essa Clarice tão complicada... Vc tb!!!

Passando por aqui. SP? RJ?

Bjs

Biel, o Bardo disse...

mas ela escreve e pode ser quem quiser! uma poliglota, uma violinista, uma flautista - que até pode sair por aí encantando ratos, ou sei lá que bicho você prefere! hehehehe...

outro!!

Nathália E. disse...

Eu tenho todas as regrinhas de português guardadas no meu falho cérebro, mas de repente elas somem. Sabe quando você está falando e, de repente, esquece da palavra? É mais ou menos isso.

Terrível. =/

Mas poxa, brigada por dizer :D

Vida em Palavras disse...

Achie seu texto lindo!

"Medo é o avesso da coragem. É por meio dele que eu alcanço algumas vitórias. Quem não tem medo corre o risco de se tornar um herói sem graça, pronto demais. A vida é bonita justamente por ser inacabada. A metade que falta, o detalhe que ainda não alcançamos, o objetivo que ainda está pela metade. Tudo se torna mais bonito quando visto do avesso.
O avesso do medo é o cuidado redobrado, porque quem tem medo, cuida. Não se expõe ao perigo, mas resguarda. O medo é bom, porque não nos enche de falsa coragem. O medo nos torna reais, nos mostra quem somos, mensura o tamanho de nossas pernas...
O medo nos coloca no nosso lugar e nos prepara para o sorriso do pódio."

Heduardo Kiesse disse...

o medo pode ser um cinto de segurança!

parece-me muito bem!!

beijão

su ellen. disse...

- fechou com chave de ouro :)

Alessandra Castro disse...

Q isso! São seus charmes cara, eu sou velha e resmunguenta. Sempre contorno o nm dos meus defeitos, são charmes. :*

Alessandra Castro disse...

Acho q sem medo naum teriamos o impulso de fazer as coisas mais loucas em nossas vidas, negativas ou positivas, elas valem cada cicatriz.