segunda-feira, 24 de março de 2008

"Amanheci em cólera. Não, o mundo não me agrada"

Depois de um final de semana perfeito, depois de uma viagem linda, depois de tanto sol, depois de relembrar a infância jogando Super Mário, depois de atravessar o rio nadando, depois de uma sauna relaxante, depois de um lual maravilhoso fumando narguilé e tomando martini, depois de ganhar uma partida de banco imobiliário, depois de ter resistido ao maldito chocolate da páscoa, depois de ter feito três caminhadas mesmo estando de "férias" da academia, depois de arrumar o template que tanto queria para o seu blog, qual motivo fez com que ela acordasse com medo. Medo?! Sim, ela sentia medo.

Medo de quê Ana Laura???

Eu sei, você não está com vontade de falar... Aliás todas as palavras que você pronunciou desde que se levantou foi por puro mérito da obrigação. Aquele sonho? O que tinha demais naquilo? Você... sempre encanada com seus sonhos confusos. Tudo bem que você se sentiu angustiada e que queria ter sua mãe ao seu lado quando acordou, mas você não é mais nenhuma criança, e nem faz seu tipo depender de afeto maternal. Será que não faz mesmo seu tipo ou você é que tem sido esteriotipada pelo seu ar de autonomia?
Aliás as pessoas adoram te colocar rótulos: impiedosa, antipática, intolerante, autoritária, irônica, insensível, anti-social, platônica, psicótica. Ahhhhh que coisa incrível! Todos os rótulos são defeitos?!?! Será que isso significa o quê? Que você precisa mudar? Ou que você passa sua imagem completamente deturpada para as pessoas? E até para você mesma não é verdade? Meu Deus, você não é perfeita? E agora?

Vocês não acham que ela precisa mesmo mudar? Que ela tem que parar de temer pelas previsões que faz? Que ela precisa se concentrar mais no que está acontecendo do que no que poderá acontecer?

Você tem medo pelo que pode acontecer? Me poupe. Podem acontecer tantas coisas Ana Laura... O teto de onde você está pode muito bem se desmoronar sobre a sua cabeça daqui cinco minutos. E você está preocupada com isso? Não. Sabe por quê? Porque você não está prevendo esse acontecimento. Pára de tentar prever as coisas ruins que podem acontecer porque nem sempre você vai poder fazer alguma coisa para evitá-las, então aproveite o tempo que você gasta se preocupando com elas para viver bem o presente e se sentir feliz o bastante para que se eventualmente elas vierem a acontecer, você tenha almenos outras razões para continuar vivendo.

Você se doa por inteiro ás causas impossíveis e depois não quer se decepcionar. Se fosse fácil, ira se sentir subestimada, então por que reclama? Você está cansada de saber que se fosse fácil não seria bom para você, é, não seria o suficiente. Você nunca quer o que é fácil mesmo. Quer alguns simples exemplos? Você vive reclamando da carga 4 de peso na bicicleta, mas quando te deixam fazer a 3 você não aceita. Você vive se queixando por ter que tirar média 6 na faculdade mas nunca se contenta com notas abaixo de 8. Você vive achando ruim fazer dieta mas quando foge dela se culpa pra sempre.
Se você sabe que o fácil não te satisfaz, por que é que reclama por ter que lutar pelo difícil que você tanto quer? Deixe de ser contraditória. Não! Eu não estou falando das causas passadas e impossíveis. Por favor, não confunda as coisas...

Sua auto-exigência te leva a acreditar que todos também vão querer alcançar a perfeição, mas você sabe que isso não é verdade. Não é todo mundo que tem a perfeição como um ideal. E também sabe que não deve acreditar no potencial alheio, até porque você não o conhece. Goste das pessoas pelo que você conhece nelas, se o que conhece te agradar, mas não crie expectativas pelo que você espera que elas sejam. E se não gostar do que são, procure outras com quem se identifique, mas não cobre os outros por não sererem aquilo que você esperava que eles fossem. Pensa só em você, pensa no que você pode melhorar, o que as pessoas fazem não é um problema seu. Eu sei, você se apega ás pessoas e quer fazer de tudo para vê-las bem? Quer evitar que elas sofram?
...

Ah tá, entendi! E você também pode resolver o problema da miséria dos povos africanos? Você pode fazer alguma coisa pela seca do Nordeste? Pode tapar o buraco na camada de ozônio? Pode evitar que as geleiras se derretam? Pode deter o aquecimento global? Acorda e pára de tentar consertar o mundo!

Olhe bem ao seu redor e pense que não dá para ser e ter tudo que você acha que tem que ser e ter de uma só vez. Veja, você já conquistou tantas coisas... e sabe que está no caminho certo, disso você tem certeza. Não deixe que os acontecimentos não previstos ou aqueles que você preveu e não pode evitar te tirem do foco. Esse seu medo todo é de não conseguir ser perfeita? Pasme: você não é perfeita. E nunca será! Veja, o importante é continuar, um dia você acerta. Mas enquanto não acertar, não fique pondo a culpa nos ombros, se não foi, não era para ser... É isso: se não foi, não era para ser.

O que não foi, não era para ser mesmo!

21 comentários:

\ Linenha.♥ disse...

- o tempo não volta, o tempo não para, o tempo só passa.

Não importa o que é o mundo... O importante são seus sonhos!
Não importa o que você é...
O importante é o que você quer ser.
Não importa aonde você está...
Importa para aonde você quer ir.
Não importa o porquê...
O que importa é o querer.
Não importa suas mágoas...
O que importa são suas alegrias.
Não importa o que já passou..
O passado? Guarde na sua lembrança.

Lindoo seuu Post amiiigaaa;D

Boaa semaaana!

Beijoooooooooos*

Alessandra Castro disse...

Calma, respira respira querida! Sei como é esse sentimento de "meldeosoqeufaço" mas pare e pense bem, as vezes são as pessoas ao seu redor que estão influenciando para isso. Esqueça quem te pede coisas que vc naum pode oferecer,super clichê dizer isso, mas o importante é ser vc antes de tudo e todos. Beijos ;*

Nathália E. disse...

Er...
Bem, 1º: ACALME-SE, MULHER!!

2º: O mais difícil é deixar a vida rolar sem tentar inteferir, mas é isso que se tem que fazer.
Continue dando o seu melhor e respeitando seus limites. É isso o que realmente importa.

E quanto aos rótulos, não se preocupe. A tendência do ser humano é começar a rotular pelo pior lado. Acredite, EU sei...

Fica bem, tá? :)

Nathália E. disse...

Ah, sim, quase esqueço: O layout novo ficou um amor!

Marcelo disse...

Nossa mas que bronca, heim?
Pior que eu o tempo todo me pego pelo colarinho e tenho esse tipo de papo comigo mesmo.
Coisa de gente hiper-mega-exigente, ou apenas coisa de quem tenta desesperadamente compreender a si mesmo e melhorar?
Talvez os dois...
O que não foi não era pra ser. Ok, concordo mas, e se nós tivéssemos encarado isso que "não foi" com mais cuidado e atenção?
Se cometêssemos menos erros e escolhido outro caminho?
O que não foi seria?
Talvez sim, talvez não...
O fato é que começo a crer que não somos assim tão donos de nosso destino.
Ele parece traçado, pré-pronto como os bolos em caixinha.
Ah, si lá..Melhor eu parar de divagar e devaneiar. e tratar de preparar um martinni.

Beijinhos meus, moça brava.

P.S: Adoro Super Mario =)

Marcelo disse...

Nem sei se trata-se mesmo apenas de sermos ou não exigentes.
Creio que somos é perfeccionistas, sabe...
Se as coisas não saírem exatamente como queremos, nossa primeira reação é derrubar tudo e recomeçar do zero.
Só que antes fazemos de tudo para consertar o que parece já meio torto.
É mais ou menos assim que você funciona também?
E nem sei se estou sendo claro aqui...

Deixa eu ver se consigo me explicar:
1- Queremos um bolo de chocolate.
2- O bolo parece de chocolate mas, na verdade, é de baunilha.
O que fazemod?
Cobrimos o bolo de baunilha com a melhor calda de chocolate que encontrarmos e se nem assim ficar como queremos, jogamos tudo no lixo e ligamos para a primeira delicatessen delivery que encontrarmos para pedir exatamente o que queremos.

Acho que agora é que te confundi toda, argh!

Esquece vai...

Smack!!!

Narradora disse...

Gostei do seu blog.
Me diverti com a sua bronca em você, tenho esse costume...rs
Até.

Marcelo disse...

No meu exemplo me referi à um simples bolo de chocolate com cobertura e lá vem você com granulados, chantilly e cerejas.
Tá vendo, tá vendo???
Perfeccionistas, chatos e auto-críticos.
Somos dois cri-cris, ninguém merece...

E isso que você disse sobre o bolo estar meio milímetro torto é bem a minha cara.
Sou desenhista e costumo dizer que tenho um esquadro nos olhos.
Cara, meio milímetro pra mim parece 1 metro, hahaha.

Gentem, somos dois horrores.

Nathália E. disse...

Sabe o que ia ficar bem bonito?
Se você escrevesse o título e a descrição do seu blog na foto.

E sim, eu fiquei com uma puta vontade de fazer isso.
Oh, Deus! Eu sou compulsiva com isso! *se estapeia*
Afasta de mim esse cálice, Senhoooor!

Já chega, já chega...

Beijo :)

Nathália E. disse...

Droga! Droga! Droga!

Eu já fiz o banner pro cabeçalho do teu blog.
Me mate! Alguém me mate!

Eu não me seguro...
Ok, agora arranja um jeito d'eu te mostrar... Hahahaha.

Aaah!
Onde fica a sede do: Compulsivos Por Banners Anônimos?

Nathália E. disse...

Você não deveria me incentivar, mocinha... u.u

Isso é uma doença, ok?
...
Oh, não! Não!
Me incentive siiiim! *-*

...VERONICA disse...

BOM..SÓ ENTREI P\ COMENTAR SOBRE O NOVO VISU!
até pq ..quero no minimo ser a numero 2 ( eu suporto)mas a 12º não!!!!...

AMEI tá? sua fota..Ultra fashion week! mto glamour p\ uma pessoa só!

Bjos

Thaís Velloso disse...

o mundo tbm nao me agrada nem um pouco!

Germano Viana Xavier disse...

Olá!

Passei por aqui...
Gostei do blog!

Abraços pernambucanbaianos...

Germano
www.clubedecarteado.blogspot.com

Thaís Velloso disse...

ahh muito obrigada, espero mesmo que passe lá mais vezes que eu sempre estarei aqui! beijos :)

Unknown disse...

Hi Laurinha!
Adorei seu blog...(tive que entrar depois de vc só falar dele no rancho!)
Vc escreve super bem, não sabia que vc tinha esse dom!

Adoro vc!
Beijo
Naty

Cris Medeiros disse...

Não sei se o que vou dizer tem muito a ver com essas questões.

Eu era extremamente perfeccionista, exigia isso de mim e dos outros. Fazia da minha vida um drama diário, tinha que seguir um roteiro traçado em minha mente nos mínimos detalhes.

Um dia precisei fazer uma cirurgia que me deixou cara a cara com a morte. Depois disso eu percebi como tudo é efêmero e como certas coisas não têm nenhuma importância. Aí relaxei e passei a viver com menos cobranças.

Beijos

Cris Medeiros disse...

Ana, ainda bem que vc não me atirou ovos podres... ahahah... Fidelidade sempre foi uma questão que encarei diferente e acho que meu pouco ciúme facilita meu modo de pensar.

Quanto a vc. Uma hora vc vai relaxar e nem vai precisar acontecer nada. Sua mente vai se cansar de ser tão rigorosa e as mudanças ocorrerão. Enquanto isso vc já está fazendo o necessário que é se questionar. Se questionar é muito importante!

E espero que vire leitora do meu blog mesmo, porque já virei do seu... eheheh... bjs

Germano Viana Xavier disse...

Ana, adorei o teu blog, de verdade mesmo. Pode ter certeza que você já ganhou um leitor. Assim que eu tiver tempo, vou ler o máximo. Tenho uma vida corridinha.

Obrigado pela visita ontem e espero que você apareça sempre também..

Um beijo no teu coração!
Germano

Luis Eustáquio Soares disse...

vc começou o seu texto colérica, com o medo emergindo à flor dos pesadelos, após acordar, e também o terminou de uma forma que dá mendo, ou com uma fórmula, melhor dizendo, ao dizer:"o que tem que acontecer, ocorrerá", ou qualquer dito assim, e aí me ocorre te fazer uma pergunta:"Não será o medo, ou a tentativa de abrigar-se dele, de fugir dele, o grande gerador de acontecimentos evitavelmente inevitáveis...
te convido a uma visita
b
luis de la mancha

David Monteiro disse...

Ola amiga. Nao tive tempo de ler tudo... rs.
Mas muito legal seu blog...
beijao.